A visão de carnaval por Dom Helder Câmara

segunda-feira, 3 de março de 2014


Salve Maria!

Não é de se surpreender que o tão famoso Dom Helder Câmara, falecido Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, fosse simpatizante do carnaval. Nesta sua crônica de 1975 na Rádio Olinda, vemos a sua visão "purificadora" do carnaval, chegando a ponto de chamar aqueles que são contra o carnaval de "fariseus".

Eis o texto:

"Carnaval é a alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval. Estive recordando sambas e frevos, do disco do Baile da Saudade: ô jardineira por que estas tão triste? Mas o que foi que aconteceu....Tú és muito mais bonita que a camélia que morreu...Brinque meu povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que quarta-feira a luta recomeça. Mas, ao menos, se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!"

(Dom Helder Câmara, 01 de fevereiro de 1975, durante sua crônica radiofônica "Um olhar sobre a cidade" da Rádio Olinda AM)

Fontes:
http://www.catolicostradicionais.com.br/Texto
povodearuanda.wordpress.com/Imagem

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Então deixe sua opinião, que eu vou adorar!