Os Valores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Em sua vida há coisas que são acidentais ou secundárias e outras que são essenciais e primárias. Das primeiras você poderá prescindir absolutamente em determinadas circunstâncias, ao passo que das segundas nunca poderá esquecer‑se.

Examine o que é principal para você e o que é secundário; o que é essencial e o que é acidental, e viva segundo sua resposta.

Mas, tome cuidado para não se equivocar em suas apreciações. Não aconteça que, ao enganar‑se em seus julgamentos, você se engane em sua vida; há equívocos que não acarretam maiores conseqüências,'ao passo que outros causam verdadeiras catástrofes.

Deve‑se hierarquizar as coisas, colocá,‑las no lugar que lhes corresponde na escala de valores; será desastroso transtornar esses valores. Pense que o primeiro lugar, por ser o primeiro valor, corresponde sempre e unicamente a Deus.

Não há nada nem ninguém superior a Deus nem a seus direitos,‑ e deixar de cumprir com Ele ou com eles, para cumprir com outros, é uma desordem que sua consciência não pode aprovar. "Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso... " (Ex 20,5).

Alfonso Milagro

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Então deixe sua opinião, que eu vou adorar!