Amigos e Inimigos

quarta-feira, 9 de maio de 2012


Devo novamente enfatizar, que não será suficiente meramente pensar que a compaixão, a razão e a paciência são boas, para desenvolvê-las. Devemos esperar que as dificuldades se apresentem para, então, procurar praticá-las.

E, quem cria tais oportunidades? Não os nossos amigos, é claro, mas, nossos inimigos. Eles são os que nos trazem a maior parte dos problemas. Portanto, se verdadeiramente desejamos aprender, devemos considerar os inimigos, nossos melhores professores!

Para uma pessoa que estima a compaixão e o amor, a prática da tolerância é essencial, e, para isso, um inimigo é indispensável. Por isso, deveríamos nos sentir gratos a nossos inimigos, pois são eles os que melhor podem nos ajudar a desenvolver uma mente tranqüila! Freqüentemente, acontece também que, com uma mudança nas circunstâncias, inimigos tornam-se amigos, tanto em nível pessoal, quanto na vida pública.

Portanto, raiva e ódio são sempre prejudiciais e, continuarão a nos perturbar e a interromper nossas tentativas de desenvolver uma mente calma, a menos que trabalhemos para reduzir essas forças negativas e, exercitemos nossa mente. A raiva e o ódio são os nossos verdadeiros inimigos. Estas são as forças que mais necessitamos confrontar e derrotar, não os inimigos temporários que se apresentam intermitentemente através da vida.

É claro, que é natural e certo que todos queiramos amigos. Freqüentemente, brinco dizendo que: se você realmente quer ser egoísta, você deveria ser muito altruísta! Você deveria cuidar bem dos outros, se ocupar do seu bem-estar, ajudá-los, serví-los, fazer mais amigos, criar mais sorrisos. O resultado disso? Quando você mesmo precisar de ajuda, encontrará muitos ajudantes! Se, ao contrário, você negligenciar a felicidade dos outros, você será o perdedor, no longo prazo. E, a amizade, será ela produzida por brigas e raiva, ciúme e intensa competitividade? Acho que não. Só a afeição nos traz genuínos bons amigos.

Dalai Lama

Fontes:
http://www.dalailama.org.br/texto
http://www.luzdegaia.org/imagem

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Então deixe sua opinião, que eu vou adorar!