A humildade atrai sobre si

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Se um homem não se amar a si mesmo, não poderá amar ninguém. A lição é ardilosa – dizem "ama os outros"… porque sabem que, se não se amar a si mesmo, nunca será capaz de amar."

Um pouco de humildade não faz mal nenhum, de modo a colocar as coisas na devida perspectiva.

Para mudar o mundo é necessário mudar-nos a nós próprios e para nos mudarmos a nós próprios, é necessária essa atenção ao nosso interior, essa permanente vontade de progressão e essa não resignação mas cheios da virtude da humildade.

A humildade atrai sobre si o amor de Deus e o apreço dos outros, ao passo que a soberba os repele. Por isso, Deus aconselha-nos: "Nos teus assuntos, procede com humildade, e haverão de amar-te mais que ao homem generoso. Torna-te pequeno nas grandezas humanas, e alcançarás o favor de Deus, e Ele revela os seus segredos aos humildes". (Eclo 3,19-21. 30-31)

O homem humilde compreende melhor a vontade divina e sabe o que Deus lhe vai pedindo em cada circunstância.

O humilde respeita os outros, as suas opiniões e as suas coisas; possui uma especial fortaleza, pois apóia-se constantemente na bondade e onipotência de Deus: "Quando sou fraco, então sou forte", proclama São Paulo.

A humildade elimina os complexos de inferioridade – que com freqüência resultam da soberba ferida -, torna-nos alegres e serviçais, sequiosos de amor de Deus: Nosso Senhor porá em nós tudo o que nos faltar.

Progredir, por outro lado, pede que sejamos capazes de retirar o máximo de ensinamentos das lições que nos são oferecidas diariamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Então deixe sua opinião, que eu vou adorar!