SINFONIA DA VIDA

domingo, 2 de junho de 2013


A vida é como uma grande sinfonia, onde cada qual vai interpretando trechos alegres em alguns compassos, solos tristes em outros.

Ao nascermos, nossos pais nos ensinam os primeiros acordes, quando achamos que eles estarão sempre fazendo parte dessa orquestra conosco.

Infelizmente, isso não acontece. Em algum compasso, seus instrumentos se calarão, e nos deixarão órfãos de seu aprendizado, seu carinho, amizade e companhia insubstituível.

Mas isso não impede que durante a execução, músicos e mais músicos façam parte do grupo, cada qual interpretando fraseados que virão a interferir, de alguma forma, no nosso dia-a-dia.

Chegam nossos irmãos... amigos... amores maravilhosos... até um animalzinho de estimação. 

Muitos aparecem na trilha sonora de forma rápida e desaparecem... outros dedilharão nessa melodia, somente acordes melancólicos... ainda outros tocarão árdua e sonoramente trechos maravilhosos, prontos a ajudar a quem precisa.

Muitos, ao emudecerem seus instrumentos, deixarão saudades eternas... outros tantos, ninguém nem sequer perceberá que terminaram suas execuções.

E assim, continuamos a tocar a melodia da vida, cheia de acidentes, pausas, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, percalços, traduzidos em vitórias e derrotas...

Toquemos então, da forma mais espiritual possível, tentando nos relacionar bem com os companheiros de palco, procurando em cada um deles, o que tiverem de melhor para extrair de seus instrumentos, lembrando sempre que, em algum trecho melódico, eles poderão errar uma nota aqui, outra acolá, e provavelmente precisaremos entender isso, porque nós também erraremos muitas vezes, e com certeza haverá alguém que nos mostrará o fraseado correto.

O grande mistério, afinal, é que jamais na Sinfonia da Vida, saberemos em qual movimento nossos instrumentos se calarão, muito menos nossos companheiros irão saber, nem mesmo aquele que estiver sentado ao nosso lado.

Eu fico pensando se ao final de minha partitura, sentirei saudades.... acredito que sim, pois me separar de certas pessoas de meu convívio, será no mínimo dolorido, mas me agarro na esperança de que em algum momento estarei em outra orquestra... uma tonalidade mais elevada... será outra melodia... e quem sabe terei a grande emoção de tocar novamente com aqueles que partiram antes de mim, e com a experiência que não tinham quando iniciamos juntos, dedilhando os primeiros acordes. E ficarei muito feliz, em saber que colaborei para que essa experiência tenha se tornado valiosa.

Enquanto estivermos aqui juntos tocando, façamos com que nossos acordes sejam lindos e maravilhosos, e que quando chegar a hora do "Grand Finale" de cada um , o calar de cada instrumento traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem com a Sinfonia da Vida.

(Autoria:Eduardo Guaiato)

Fontes:
www.meu.cantinho.nom.br/Texto
www.paginapoeticadecleidecanton.com/Imagem

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Então deixe sua opinião, que eu vou adorar!