Maria Mãe de Jesus Cristo

domingo, 20 de dezembro de 2009


Maria vivia na aldeia de Nazaré, era judia e descendente do grande rei David. Certo dia, Maria estava em casa dos seus pais quando foi visitada pelo Arcanjo Gabriel, este levava uma mensagem de Deus, Maria era a escolhida para ser mãe do Redentor.

Maria ao receber esta mensagem, inclinou a cabeça e disse: "Faça-se em mim segundo a Tua palavra". Foi neste momento transcendental da aceitação de Maria que começou a nossa salvação.

O papel de Maria em relação à Igreja é inseparável da sua união a Cristo e dela decorre directamente. «Esta associação de Maria com o Filho, na obra da salvação, manifesta-se desde a concepção virginal de Cristo até à sua morte»(LG 57). Mas é particularmente manifesta na hora da sua Paixão: « Assim avançou a Virgem pelo caminho da fé, mantendo-se fielmente a união com o seu Filho até à Cruz. Junto desta esteve, não sem desígnio de Deus, padecendo acerbadamente com o seu Filho único, e associando-se, com coração de mãe, ao seu sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima que d'Ela nascera; finalmente, Jesus Cristo, agonizante na Cruz, deu-a por Mãe ao seu discípulo, com estas palavras: "Mulher, eis aí o teu filho" (Jo 19, 26-27)» (LG 58).

Terminado o curso da sua vida terrena, a santíssima Virgem Maria foi elevada em corpo e alma para a glória do Céu, onde participa já na glória da Ressurreição de seu Filho, antecipando a ressurreição de todos os membros do Seu Corpo.

(Retirado do Catecismo da Igreja Católica)

A Seguir:

Composição: Dom Carlos Alberto Navarro

Quando teu pai revelou o segredo a Maria que, pela força do Espírito,conceberia, a ti Jesus, ela não hesitou logo em responder: Faça-se em mim, pobre serva o a que Deus aprouver!

Hoje imitando a Maria que é imagem da igreja, nossa família outra vez te recebe e deseja, cheia de fé, de esperança e de amor, dizer sim a Deus. Eis aqui os teus servos senhor!

Que a graça de Deus, cresça em nós sem cessar! E de ti nosso pai venha o Espírito Santo de amor, pra gerar e formar Cristo em nós.

Por um decreto do pai ela foi escolhida para gerar-te, ó senhor que és origem da vida;

cheia do Espírito Santo no corpo e no coração foi quem melhor cooperou com a tua missão.

Na comunhão recebemos o Espírito Santo e vem contigo Jesus o teu pai sacrossanto;

vamos agora ajudar-te no plano da salvação: eis aqui os teus servos senhor!

No coração de Maria, no olhar doce e terno, sempre tiveste na vida um apoio materno. Desde Belém,

Nazaré, só viveu para te servir; quando morrias na cruz tua mãe estava ali. / Mãe amorosa da igreja quer ser nosso auxílio.

Reproduzir no cristão as feições de teu filho. Como ela fez em Caná, nos convida a te obedecer: eis aqui os teus servos senhor.

3 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Então deixe sua opinião, que eu vou adorar!