Compadecer

terça-feira, 19 de junho de 2012



Compadecer é padecer com outro. Mas não se pode padecer com outro, se antes não se padeceu sozinho.
Compreender é aprender com outro. Mas isso exige que antes tenhamos aprendido sozinhos.
por isso, você não deve julgar que está perdendo o tempo nem desperdiçando os esforços, quando está sofrendo sozinho; você está se capacitando para sofrer com os demais.
Quem sabe sofrer, sabe fazer sofrer menos; quem sabe chorar, sabe compreender melhor os que choram.
Às vezes, a gente sofre mais do que Deus quer, ou porque se sofre como Deus não quer, ou porque não se sofre com os demais.
Não se pode chegar a compreender o que significa uma lágrima, se antes não se experimentou o seu sabor salgado rolando pelas próprias faces e chegando aos próprios lábios.
Que coisa atraente! As lágrimas próprias têm o gosto de salgado; as lágrimas dos outros têm sabor doce quando se misturam com as próprias.

“Ouvi, Senhor, a minha oração, escutai os meus clamores; não fiqueis insensível às minhas lágrimas. Diante de vós não sou mais que um caminhante, um peregrino, como foram os meus pais” (Sl 39,13). O Senhor sempre ouve nossas súplicas, se estas são apresentadas com a devida humildade e confiança em sua bondade infinita.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Então deixe sua opinião, que eu vou adorar!