O Ideal

quinta-feira, 21 de junho de 2012


Dá pena ver um homem sem ideal! Fracassará em seu estudo, em seu trabalho, em suas atividades. O ideal é uma ilusão; não ter ideal é não ter ilusão na vida; e não ter ilusão é estar desiludido; e certamente deve ser muito triste viver desiludido.

Mas não é suficiente que cada um de nós tenha um ideal para a sua vida; é preciso que nos agrupemos, que cada conjunto de pessoas tenha um ideal comum a todos. Do contrário, cada um buscará seu ideal pessoal de um modo isolado, sem querer contar com os outros.

Se cada um tem seu ideal independente daquele dos outros, será uma peça, porém uma peça que não saberá encaixar-se com as demais; passará toda a sua vida no estudo e análise das peças soltas; talvez no final de sua vida possa chegar a ver como todas as peças se encaixavam. Só que é melhor ver isso quanto antes, a fim de gozar da satisfação de sentir-se útil ao conjunto; o isolamento das peças inutiliza-as, ao passo que a conexão das mesmas as aperfeiçoa.

"Se um membro sofre, todos os membros se padecem com ele; se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam com ele" (1Cor 12,26). O interesse de todos é o interesse de cada um, e o de cada um é de todos. Todos por um e um por todos. Nada do que é humano nos é alheio. Doloroso ou prazeroso, tudo o que um homem sofre ou goza em qualquer parte do mundo, constitui algo que nos deve tocar no mais íntimo.

Alfonso Milagro

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Então deixe sua opinião, que eu vou adorar!